Nossas dicas
Publicado em: 16/08/2016

Ouro Olímpico: Atleta brasileira conquista medalha com auxílio do Coaching


Após quase desistir da carreira de atleta, Rafaela Silva encontrou no Coaching uma nova forma de ver a carreira, enfrentar obstáculos e se tornar campeã olímpica.

Nascida em 24 de abril de 1992, no Rio de Janeiro, Rafaela foi criada na Cidade de Deus, famosa comunidade carioca, relatada no filme que leva o mesmo nome do local.

Os seus primeiros passos no esporte se deram no futebol, paixão nacional, onde ela trocava passes com os meninos de sua comunidade. Aos 7 anos foi inscrita junto a sua irmã, pelos pais, nas aulas de Judô no Instituto Reação, instituição não-governamental, criada pelo medalhista olímpico Flávio Canto.

Em 2008 veio seu primeiro ouro, no campeonato mundial sub-20. Em 2011 foi medalha de prata nos jogos pan-americanos de Guadalajara, no México e vice-campeã mundial na categoria adulta, em Paris, ambas as competições na sua categoria, até 57 kg.

Em 30 de julho de 2012, nas Olimpíadas de Londres, sendo uma das favoritas ao ouro, foi eliminada nas oitavas de final. O que culminou em uma série de ataques e ofensas contra a atleta.

Após a eliminação Rafaela parou com os treinamentos, aparecia do Instituto Reação apenas para observar os outros atletas treinando. As palavras dos companheiros judocas do instituto não eram o suficiente para que Rafaela voltasse a pisar no tatame.

Foi quando a psicóloga e Coach Nell Salgado, iniciou seu trabalho junto ao Instituto Reação e conheceu Rafaela. Ali começou a parceria que culminaria na volta da atleta a vestir o quimono.

Após o início do trabalho, já em 2013 Rafaela tornou-se campeão mundial de judô. O trabalho do Coaching mudou a cabeça da atleta, que não gostava muito de treinar e dedicar-se. O acompanhamento com a Coach foi decisivo para o feito no último dia 08 de agosto, na Arena Carioca 2.

Rafaela, já na segunda luta da competição, venceu uma das adversárias que considerava mais difícil, a coreana Jandi Kim. Após vencer a semifinal tinha certeza de que o ouro era seu. Confiança, maturidade, determinação, foco, comprometimento junto a todo seu talento, resultou na primeira medalha de ouro para o Brasil, nas Olímpiadas do Rio 2016.

O Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, parabeniza a atleta Rafaela Silva pela medalha de Ouro e por permitir-se a incrível experiência com o Coaching.

Gratidão!

Confira também: Presidente do IBC é Coach de atleta paralímpico 

Coaching Esportivo

O coaching esportivo direciona os profissionais e atletas a enxergarem de forma clara as metas e os caminhos que levam aos resultados positivos. “As vitórias e derrotas, bem como os desafios impostos pela profissão, podem ser analisados de forma ampla para que, com a reflexão, busquem-se pontos de melhoria para a carreira”, explica José Roberto Marques, Master Coach Senior e Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC.

Através do Coaching esportivo será trabalhado o desenvolvimento pessoal e profissional do atleta, de forma que não interfira (e, sim, complemente) no trabalho técnico de uma equipe ou de um esportista solo. A metodologia auxilia ainda a traçar objetivos e alcançar os resultados almejados. “Proporcionamos ao atleta condições de estabelecer um plano de ações para chegar à meta proposta e trabalhamos os obstáculos que surgem no trajeto”, enfatiza Marques.

O próprio treinador técnico pode receber o auxílio de um coach esportivo na tentativa de obter da equipe ou atleta solo resultados satisfatórios. Países da Europa e os Estados Unidos utilizam esse método de treinamento já há alguns anos, e têm observado o ótimo desempenho físico, técnico e mental de seus esportistas, que seguem acumulando vitórias.

Fonte: http://www.ibccoaching.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro − 1 =